Novembro Azul: Casa do Coraçãozinho realiza Sala de Espera com pacientes sobre autocuidado masculino
Nesta quarta-feira (8), realizamos uma Sala de Espera abordando o tema Novembro Azul e o Autocuidado Masculino. O momento veio para elucidar as principais dúvidas e formas de prevenção e combate ao câncer de próstata.
O bate-papo foi conduzido pelo enfermeiro Samuel Correia que falou sobre a importância da realização dos exames precoces e da todos agirmos como multiplicadores para sensibilizar sobre a gravidade da doença. Na oportunidade, pais e mães acompanhando suas crianças em tratamento no ambulatório participaram da ocasião.
“Os homens devem estar atentos a fatores que podem aumentar a chance do desenvolvimento do câncer como a idade, obesidade, consumo de bebidas alcoólicas e tabaco. Os exames que devem ser realizados são o PSA e o exame de toque. A falta de tempo, o medo ou o preconceito não podem ser mais fortes do que o amor pela vida”, destacou o enfermeiro.
Sobre a campanha
O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
A campanha do INCA e do Ministério da Saúde em 2023 chama a atenção para o cuidado com a saúde do homem e a prevenção do câncer, especialmente o de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo.
O INCA recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata.