10 de maio de 2022

Com milhares de atendimentos, Cordial completa 15 anos de serviços prestados em Alagoas

Tendo a filantropia como principal pilar, a Cordial Sociedade Beneficente do Coração de Alagoas completou nessa segunda-feira (02), 15 anos de serviços prestados à sociedade e à população em situação de vulnerabilidade. Ao longo desse tempo, mais de 13 mil crianças cardiopatas foram atendidas e mais de 16 mil exames foram realizados entre os pequenos, por exemplo.

Filipe Tenório

Fachada da Casa do Coração

Mais conhecida pela fundação e gestão da Casa do Coraçãozinho e da Casa do Coração, e também por programas pioneiros como o de tratamento ao infarto agudo do miocárdio, além dos projetos Expresso do Coração e Coração de Estudante, a Cordial tem como missão promover a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar social através de ações de gestão técnica, científica e educacional.

“A Cordial foi criada para ser o braço social do Hospital do Coração, uma vez que era um hospital privado, e o público privado no estado de Alagoas corresponde em média normalmente a apenas 10% da população. Foi então que imaginamos uma forma de levar o conhecimento, a assistência, a pesquisa clínica, e todas as tecnologias desenvolvidas no HCOR às pessoas mais carentes”, diz o fundador, médico cardiologista Ricardo César Cavalcanti.

Além do Dr Ricardo César, outro médico alagoano ajudou na fundação da Cordial: Dr Hemerson Casado. Foi ele quem deu o nome à instituição, que no início ainda era tratada como Fundação. “Quando o Hospital do Coração de Alagoas ficou pronto, o Dr. Ricardo César sentiu uma grande necessidade de achar uma maneira de fazer filantropia, já que o hospital era totalmente particular. Então ele montou um grupo de trabalho, do qual eu tive a honra e a felicidade de participar, e com a orientação de uma advogada especializada, criamos a Fundação Cordial. O que o Dr Ricardo César pensou lá trás, hoje é uma realidade”, relata Dr Hemerson.

Nesses 15 anos de existência, através da Cordial, a população alagoana foi beneficiada de diversas formas, principalmente no âmbito da saúde do coração. “Não existia em Alagoas uma linha de cuidado para a população do SUS para os pacientes que sofriam infartos agudos do miocárdio. A Cordial instituiu essa linha de cuidado que culminava com um tratamento intervencionista, através da angioplastia primária. Isso, evidentemente, representou uma redução de mortalidade e o salvamento de muitas vidas”, explica o médico.

A Cordial também atuou, no início da pandemia da Covid-19, junto ao Hospital do Coração, em um programa inédito e muito eficaz: a UTI Virtual. Através desse programa, outras UTIs, principalmente as do SUS do estado de Alagoas, tiveram amparo num momento em que havia ainda poucos conhecimentos e treinamentos das equipes no tratamento da doença.

“Outra ação de muito impacto social foi o Projeto do Coraçãozinho, em que a Cordial assumiu o diagnóstico, o tratamento e o seguimento das crianças cardiopatas, oferecendo a elas um alto padrão de condução médica, muito completo, com intervenções, através da hemodinâmica e também da cirurgia”, lembra Dr Ricardo César.

“Nesses 15 anos a Cordial, que inicialmente era totalmente financiada e amparada pelo Hospital do Coração, ganhou vida própria. Hoje é uma instituição que tem a sua própria manutenção, tem os seus próprios projetos e, portanto, é autônoma. Então, ela amadureceu bastante nesses 15 anos e acredito que conseguiu se consolidar no estado de Alagoas como uma instituição séria, competente e, sobretudo, com alta credibilidade”, pontua o fundador.

Para a vice-presidente da Cordial, Anita Cavalcante, ainda há muito trabalho a se fazer nos próximos anos, em prol da população alagoana. “Tive o privilégio de ver nascer essa instituição há 15 anos e desde que foi idealizada, criada e consolidada a Cordial vem contribuindo de forma significativa para a assistência à saúde da população menos favorecida através dos seus diversos projetos de atendimento, pesquisa e treinamento. Muito já foi feito mas ainda temos um longo caminho à frente e precisamos continuar contando com o apoio dos nossos parceiros para que cada vez mais projetos deixem de ser sonhos e transformem realidades”, diz Anita.

Atualmente, além de cursos, projetos e treinamentos, a Cordial faz a gestão da Casa do Coração e Casa do Coraçãozinho. “Nós oferecemos de forma 100% gratuita estrutura e atendimento de alto padrão, com equipes capacitadas e exames precisos para o diagnóstico e tratamento de pacientes com doenças que acometem o coração”, ressalta o presidente da Cordial, pediatra Claudio Soriano.

10 de maio de 2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *