13 de maio de 2021

Casa do Coraçãozinho realiza evento online para comemorar o Dia das Mães

A data foi comemorada com as mães dos pacientes atendidos na Casa do Coraçãozinho.

Por Tainá Luz

Mais uma data comemorativa e o setor de Serviço Social da Casa do Coraçãozinho, em parceria com o grupo de voluntários Amigos do Coraçãozinho promoveu mais um evento de sucesso! Dessa vez, o Dia das Mães foi comemorado em duas etapas: a primeira em um encontro virtual e a segunda com a entrega de lembrancinhas no formato Pegue e Leve!

Devido à pandemia da Covid-19, a comemoração aconteceu na quinta-feira (06/05) de forma virtual e foi inteiramente programada pelo grupo de voluntários em parceria com a assistência social da Casa do Coraçãozinho. O encontro online contou com uma programação recheada para mães e filhos, com destaque para a gincana “Mamãe Corajosa”.

“Como coordenadora do serviço social da Casa do Coraçãozinho sempre busquei criar o hábito de comemorar com as famílias assistidas as datas comemorativas, principalmente aquelas que são mais importantes e o dia das mães não poderia ficar de fora. Essas comemorações e eventos se tornaram parte da nossa rotina, e durante a pandemia tivemos que criar novos meios de estarmos juntos e pensando nisso adotamos o método de comemoração virtual e montamos um pegue e leve para que os responsáveis possam pegar as lembrancinhas do evento”, descreveu Cristina Bento, assistente social da Cordial.

Já na sexta-feira (07/05) aconteceu a entrega presencial dos kits de higiene e beleza produzidos pelo grupo de voluntários Amigos do Coraçãozinho. As mães puderam fazer a retirada da lembrancinha de forma rápida e segura para evitar aglomerações.

Para a Anna Márcya, mãe do Carlos Eduardo, paciente da Casa do Coraçãozinho, a festividade foi um sucesso. “Ser mãe é um sentimento que atravessa o meu corpo e deixa marcada a minha alma. Ser mãe não é ser perfeita, mas é lutar todos os dias pela vida do nosso filho com todo o amor do mundo! É estar disposta a aprender todos os dias com os nossos pequenos! A Casa do Coraçãozinho está comigo desde os primeiros anos de vida do Carlos Eduardo vendo cada passo evolutivo do meu filho!”, afirmou a mãe participante do grupo.

Para a realização desta comemoração foi fundamental o apoio do grupo de voluntários Amigos do Coraçãozinho que mais uma vez se dispôs a arrecadar doações. Dessa vez, o grupo produziu kits de higiene e beleza que foram entregues às mães, juntamente com um lanche.

 

Sobre o Grupo de Mães

O grupo de mães, conduzido pelo setor de Serviço Social, foi criado com o intuito de garantir o acesso ao tratamento adequado e assegurar o exercício pleno dos direitos das crianças e adolescentes, servindo de acolhimento e amparo emocional para as famílias. A assistente social também auxilia no planejamento de um projeto de vida saudável, adequando-se à necessidade e perspectiva do cuidado com a criança ou adolescente cardiopata.

Como forma de estimular a autoestima das mães e apresentar novas possibilidades de geração de renda, nos encontros do grupo, são realizadas oficinas de arte e cuidados. As reuniões contam ainda com a socialização dos saberes e das experiências entre as mães presentes, rodas de conversa e eventos comemorativos. O grupo tem por objetivo central a construção de uma rede de apoio aos pacientes da Casa do Coraçãozinho, por meio de parcerias com instituições governamentais e não governamentais.

 

13 de maio de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *