31 de março de 2021

Cordial promove campanha de saúde contra sedentarismo para colaboradores

A primeira ação do projeto interno “Integra + Cordial” sensibilizou os profissionais a ter mais qualidade de vida

Por Kamilla Abely

Buscando promover bem-estar ao colaborador, a primeira ação do Projeto Integra + Cordial trouxe uma campanha de saúde no mês de combate ao sedentarismo. O evento, que ocorreu na sexta-feira (26), teve o objetivo de sensibilizar os profissionais da Cordial e Casa do Coraçãozinho sobre a importância da atividade física, além de proporcionar um momento de troca e aprendizado.

O evento interno contou com a colaboração voluntária do Serviço Social da Indústria (SESI) que disponibilizou profissionais da saúde para atender aos colaboradores da Cordial, do educador físico Tenildo Lopes que avaliou os profissionais e ministrou uma palestra sobre o tema “Atividade física, saúde e envelhecimento”, além do Buffet Sandra Freitas que distribuiu lanches saudáveis para os participantes.

No auditório da Casa do Coraçãozinho, os colaboradores puderam aferir pressão arterial, fazer exame rápido de glicemia e realizar uma avaliação física completa, além de entender sobre qualidade de vida e envelhecimento ativo e saudável por meio da palestra. Com toda segurança, o encontro seguiu todas as medidas preventivas contra a Covid-19 (cuidados com a higiene e distanciamento social).

O Educador físico e Especialista em Gerontologia, Tenildo Lopes, destacou a importância do evento e se colocou à disposição para as próximas ações do projeto. “A Cordial está de parabéns pela iniciativa que visa cuidar da saúde dos seus colaboradores. Fiquei muito feliz com a participação dos profissionais durante a palestra  onde puderam relatar as suas dificuldades e as estratégias dos que já fazem atividade física regular. A ação foi muito interessante, pois pudemos observar profissionais da área da saúde com dificuldade em cuidar da própria saúde”.

O projeto foi bem recebido pelos colaboradores que, ao observar as taxas individuais e resultados dos exames realizados, puderam se atentar mais para a importância do exercício físico e alimentação balanceada – evitando o surgimento de futuras comorbidades, assim como ressaltaram a Supervisora Administrativo, Ana Karla e a Técnica em Enfermagem da instituição, Any Laura.

“Quando comecei a praticar atividade física, o objetivo era emagrecer, mas logo percebi que esse era apenas um dos muitos benefícios que alcançaria. Hoje, o que me leva a acordar todos os dias às 5h é o sentimento de “dever” cumprido e a vontade de viver muitos anos com saúde. O Integra + Cordial me incentivou ainda mais a prática de exercício físico alinhada a uma boa alimentação, não tenho dúvida sobre a importância do projeto, nós, colaboradores, só temos a agradecer à equipe envolvida na realização”, afirmou Karla.

“Pude participar de todas as etapas do evento de forma ativa e achei bem bacana, pois contribuiu não só para dirimir dúvidas sobre o assunto, mas também na obtenção precisa de medidas importantes que precisamos dar mais atenção. Aprendi que existe diferença entre atividade física e exercício físico, bem como o fator psicológico na realização de qualquer uma delas. E por fim, pude entender que envelhecer é diferente de ficar velho. Envelhecer é um privilégio que Deus nos dá, ficar velho é uma escolha baseada, principalmente, na qualidade da nossa alimentação e prática de exercício ao longo dos anos”, enfatizou Any Laura.

A psicóloga voluntária da Cordial, Thatiany de Moraes, enfatizou a satisfação em participar da realização da ação que obteve uma grande adesão dos colaboradores, superando as expectativas da comissão organizadora do Integra + Cordial.

“Foi uma experiência válida e gratificante. Nós pensamos justamente em proporcionar algo de caráter preventivo e, ao mesmo tempo dinâmico, que convidasse os colaboradores a refletir sobre a necessidade de cuidar mais da saúde, proporcionando um momento de troca de aprendizado e de incentivo sobre a importância da gente prezar mais por uma qualidade de vida, mudando hábitos e quem sabe até atingindo os nossos familiares e amigos nessa corrente de autocuidado”, afirmou a psicóloga.

Vale destacar que, durante a campanha, os colaboradores se mostraram muito engajados e participativos, havendo uma troca entre os participantes e o palestrante na qual todos puderam contribuir ao compartilhar a sua realidade. O momento mostrou que o exercício físico não se restringe apenas à academia e qualquer atividade que gere bem-estar e saúde é válida e bem-vinda como corrida, caminhada, ciclismo, crossfit, dança, yoga, etc.

“Não poderíamos deixar de agradecer aos voluntários que sempre estão sempre dispostos a nos ajudar, nossa gratidão à Dona Sandra, ao SESI e ao educador físico Tenildo que colaboraram com nossa iniciativa. Agradeço a toda equipe envolvida no Integra + e também à Cordial que abraçou o projeto com a visão de que o mesmo vem para agregar. É um ponto muito positivo esse passo que estamos dando a favor dos nossos colaboradores que fazem a instituição acontecer. Foi maravilhoso e o sentimento que fica é a gratidão, além do despertar para o cuidado com a saúde porque, com saúde, a gente consegue todo o resto”, concluiu Thatiany.

Sobre o Projeto Integra + Cordial

Com o intuito de promover um olhar focado no colaborador, entender suas necessidades, ouví-lo e reconhecê-lo como essencial, o Projeto Integra + Cordial mobiliza ações internas visando: atuar como espaço de diálogo contínuo com os colaboradores; reconhecer esforços e valorizá-los; oferecer suporte na qualificação profissional, estimulando um crescimento intelectual e técnico; proporcionar ações para incentivar melhorias nas relações interpessoais e comunicação interna; criar e reforçar a política de saúde e segurança no ambiente de atuação profissional, promovendo o estímulo ao bem-estar e saúde geral, para além do trabalho.

O projeto interno foi idealizado pela assistente social, Cristina Bento, a auxiliar administrativo Mirian Santos, a psicóloga voluntária Thatiany de Moraes, a voluntária Marília Monteiro e a prestadora de serviços no setor de Comunicação, Kamilla Abely. Atualmente, a iniciativa conta com o apoio da Gerente Administrativo Financeiro, Maria Lúcia Barroso e também com o suporte do setor de Comunicação da instituição nas figuras de Tainá Luz e Kamilla, além dos voluntários participantes nas ações.

31 de março de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *