4 de abril de 2020

Hospital do Coração e Cordial montam centro de treinamento contra COVID-19

Cerca de 170 profissionais do SUS serão capacitados em Alagoas

Nessa quinta-feira (2), o Curso de Simulação Realística em UTI no Paciente com COVID-19 foi inaugurado no Hospital do Coração de Alagoas. O treinamento gratuito viabilizado pelo Hospital do Coração e Cordial busca ensinar técnicas adequadas no tratamento de infectados, aumentando as chances de sobrevivência. A primeira fase de oferta do curso se estende até o dia 8 de abril

A capacitação ocorre na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica de Cardiopatia do Hospital do Coração, proporcionando essa ambientação aos profissionais. São simuladas diversas situações evidenciadas no tratamento da doença com a utilização de bonecos (pacientes infectados) e softwares que apresentam a trajetória do avanço do coronavírus no organismo humano.

“A ideia é que o profissional possa ter o mínimo de treinamento para conduzir o paciente infectado, reconhecer a gravidade do estado e agir de forma rápida. Tudo isso para impedir mortes, aumentar chances de sobrevivência”, afirmou o Diretor Geral do Hospital do Coração, João Geraldo Houly.

Além da aprendizagem em torno de um tratamento mais adequado ao paciente acometido pela COVID-19, o curso traz orientações para evitar não só a contaminação, mas também a autocontaminação dos profissionais devido à exposição de alto risco. Essas medidas de segurança são indispensáveis para preservar a saúde de quem está na linha de frente, permitindo a continuidade de seu trabalho. 

O curso rápido já formou vários profissionais nesse primeiro dia de curso. Dentre eles, está a médica obstetra Patrícia França que atua na Maternidade Santa Mônica. “Ter noção de todas as etapas de como tratar o paciente é indispensável, já que é uma situação nova para todos os profissionais” afirmou Patrícia.

As aulas são ministradas por profissionais da Cordial e do Hospital do Coração. Cada turma de alunos é formada por sete profissionais (cinco médicos, um enfermeiro e um fisoterapeuta). A iniciativa filantrópica, em parceria com a Secretaria de Saúde de Alagoas (SESAU), objetiva qualificar profissionais para atuar nos 200 leitos que estão sendo construídos pelo governo para tratamento dos alagoanos infectados.

“Quanto mais profissionais tiverem acesso, melhor. É uma iniciativa de extrema valia, experiência fundamental para o êxito do tratamento contra o novo coronavírus em Alagoas”, ressalta a médica obstetra. O treinamento atual busca qualificar cerca de 170 profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

A lista dos participantes dessa primeira oferta do curso foi definida pela Secretaria Executiva de Ações de Saúde da SESAU, priorizando as equipes que estão trabalhando na linha de frente da COVID-19. Há a possibilidade futura da abertura de inscrições para o público externo com a finalidade de incluir outros hospitais e capacitar um maior número de profissionais no combate à pandemia.

Texto por Kamilla Abely

Fotos Acervo

4 de abril de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *