3 de abril de 2020

Hospital do Coração e Cordial capacitam profissionais da saúde contra coronavírus

“O nosso objetivo é um só: salvar vidas”, diz Diretor Executivo da Cordial

O Hospital do Coração e a Cordial realizam o Curso de Simulação Realística em UTI no Paciente com COVID-19 para profissionais de saúde da rede pública de Maceió. Em parceria com o Governo de Alagoas e a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU), a capacitação ocorrerá no Hospital do Coração – localizado no bairro Gruta de Lourdes, do dia 2 a 8 de abril, contemplando cerca de 168 profissionais na linha de frente contra o vírus.

O curso gratuito tem como público alvo médicos, enfermeiros e fisioterapeutas que atuam diretamente na assistência ao paciente infectado com coronavírus. Será utilizado um software que simula a realidade de um tratamento, em ambiente de UTI, viabilizando a formação prática dos alunos e fornecendo os conhecimentos necessários para uma abordagem eficiente e segura – tanto para o paciente em situação de risco quanto para o profissional envolvido.

Segundo o Diretor Geral do Hospital do Coração de Alagoas, Dr. João Geraldo Houly, a finalidade do treinamento é a apresentação de práticas seguras cientificamente comprovadas indispensáveis no enfrentamento da doença infecciosa. 

“Nossa iniciativa tem como objetivo treinar e capacitar o maior número de profissionais que estão na linha de frente contra a pandemia, de uma forma que eles possam se proteger e dar o mínimo de condições de sobrevivência aos pacientes enfermos”, afirmou o Dr. João Houly.

O profissional capacitado aprenderá a analisar o sistema respiratório do enfermo; identificar adequadamente os critérios definidores da gravidade da doença; utilizar corretamente recursos tecnológicos; avaliar plano terapêutico adequado para estado crítico, além do conhecimento de técnicas para evitar tanto a contaminação, quanto a autocontaminação na assistência ao paciente com coronavírus.

Cada turma será composta por sete profissionais (cinco médicos, um enfermeiro e um fisioterapeuta) que terão aulas ministradas por médicos, intensivistas, cardiologistas, infectologistas e anestesistas, além de enfermeiros e fisioterapeutas especialistas membros do Hospital do Coração e da Cordial. 

Os profissionais instruídos poderão compartilhar os conhecimentos adquiridos com colegas de trabalho, abrangendo outros profissionais de modo a fortalecer essa abordagem eficaz no tratamento dos alagoanos acometidos pela doença.

O Diretor Executivo da Cordial, Otoni Veríssimo, ressaltou a importância da união social no combate da pandemia, desde a atuação responsável de cada profissional da linha de frente da doença até o cumprimento do isolamento social pelos demais cidadãos.

“Todos esses profissionais daqui estão se doando para além de sua atuação médica, contribuindo por meio dessas capacitações, de forma filantrópica, com outros colegas e a sociedade alagoana. O nosso objetivo é um só: salvar vidas”, enfatizou o Diretor Executivo da Cordial.

Inicialmente, a definição da lista dos participantes será realizada pela Secretaria Executiva de Ações de Saúde da SESAU, priorizando as equipes que estão trabalhando na linha de frente da COVID-19. Posteriormente, há a possibilidade da abertura de inscrições para o público externo, incluindo outros hospitais.

Texto por Kamilla Abely

Fotos Acervo

3 de abril de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *