20 de abril de 2020

Cordial, SESAU e Hospital do Coração de Alagoas capacitam profissionais da saúde contra coronavírus

A primeira oferta do curso qualificou 124 médicos, fisioterapeutas e enfermeiros

O Curso de Simulação Realística em UTI no Paciente com COVID-19, ofertado gratuitamente pela Cordial e Hospital do Coração juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU), teve duração de 2 a 8 de abril, capacitando 124 profissionais de saúde da rede pública de Alagoas.

“Por não ser uma patologia conhecida, precisamos saber como enfrentá-la com segurança. Essa formação foi muito importante para nos tornar profissionais habilitados e capacitados na assistência desses pacientes” afirma Carolina Calles, participante do treinamento e fisioterapeuta do Hospital da Mulher.

As turmas qualificadas nessa primeira fase de oferta do curso, em parceria com a SESAU, formam a linha de frente no combate à doença infecciosa. São profissionais que atuam nos leitos ampliados e nos novos leitos que estão sendo construídos pelo Governo de Alagoas.

“Com esse curso rápido, denso e intensivo – pautado na realidade das UTIs – buscamos qualificar equipes de médicas que atuam diretamente no tratamento dos pacientes com COVID-19. Uma ação filantrópica com o simples intuito de contribuir com a saúde da sociedade alagoana” ressaltou o Diretor Executivo da Cordial, Otoni Veríssimo.

O treinamento gratuito apresentou técnicas adequadas no tratamento de infectados, reduzindo a taxa de mortalidade da doença. Além do ensino de procedimentos básicos de segurança para evitar a auto-contaminação dos profissionais. O público alvo da capacitação foi formado por médicos, enfermeiros e fisioterapeutas atuantes na assistência ao paciente acometido pelo vírus.

“Alcançamos nosso objetivo de qualificar um grande número de profissionais: os 124 profissionais instruídos poderão compartilhar todo conhecimento adquirido com suas equipes, aumentando a qualidade do combate ao coronavírus nos hospitais alagoanos”, afirmou o Diretor Geral do Hospital do Coração de Alagoas, Dr. João Houly.

As aulas foram ministradas por profissionais da Cordial e do Hospital do Coração. O treinamento contou com a utilização de um software que simula a realidade de um tratamento da COVID-19. A ambientação em UTI viabilizou a formação prática e real dos alunos, fornecendo os conhecimentos necessários para uma abordagem segura, tanto para o paciente quanto para o profissional envolvido.

Em virtude do aumento gradual do número de casos confirmados (159) e óbitos (15) em Alagoas – segundo dados recentes (19/04) da SESAU, Otoni Veríssimo defende a união social como fator decisivo no enfrentamento à atual pandemia. “Nós só vamos conseguir superar essa adversidade provocada pela COVID-19 se trabalharmos unidos, cada um fazendo seu papel: seja ficando em casa, cumprindo o isolamento proposto ou atuando na linha de frente contra a doença. É a união que vai compor todo esse conjunto”, enfatizou o diretor da Cordial. 

 

20 de abril de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *