2 de março de 2020

Cantinho da Família: espaço de acolhimento da Casa do Coraçãozinho

“A campanha Nota Fiscal Cidadã foi de suma importância para viabilizar esse cantinho”, afirmou o coordenador Paulo Galindo

A Casa do Coraçãozinho inaugurou, neste ano, um espaço de acolhimento para as famílias do interior se acomodarem próximo ao paciente. O Cantinho da Família já estava previsto no projeto inicial de construção da Casa (inaugurada em 2016), devido à necessidade de acolher da melhor forma os pacientes de origem distante da capital.

Segundo dados da instituição, cerca de 40% das famílias atendidas são do interior do estado e dependem exclusivamente do transporte municipal para realizar atendimento ambulatorial, consultas médicas e exames na Casa. O espaço comporta até duas famílias, atualmente já atendeu seis famílias, com a primeira utilização no dia 3 de fevereiro.

O acesso ao espaço é concedido pelo setor de Serviço Social da Cordial, a partir do qual é avaliado a necessidade de utilização do lugar pelas pessoas em processo de atendimento. “O cantinho tem como objetivo fornecer um suporte às famílias que vêm de interiores distantes. É um local de conforto para repousar enquanto aguardam consulta, outros procedimentos ou transporte de volta para seus municípios”, afirmou a Coordenadora de Serviço Social da Cordial, Cristina Bento.

O quarto também é disponibilizado para famílias de bairros distantes da capital, com o intuito de facilitar a permanência do acompanhante junto ao paciente em acompanhamentos demorados. Esse foi o caso de Patrícia, mãe da paciente Elizangela (10), que utilizou o espaço enquanto esperava pelo resultado do exame no dia 17 de fevereiro.

 “Fomos bem acolhidos dentro da Casa do Coraçãozinho. Foi ótimo ter um lugar aconchegante e confortável para ficar enquanto esperávamos pelo resultado. O Cantinho da Família é muito importante para quem vem do interior e não tem onde ficar. Eu moro na parte alta da capital e foi muito bom não precisar voltar para casa”, contou a mãe da paciente que não sabia da existência do espaço inicialmente.

O Cantinho da Família foi equipado a partir da premiação do Dias das Crianças da Nota Fiscal Cidadã (NFC), campanha de educação fiscal da Secretaria da Fazenda de Alagoas. Confira mais sobre a entrega simbólica dos cheques aqui.

O Enfermeiro Coordenador, Paulo Galindo (um dos idealizadores do espaço), enfatizou a relevância dos cidadãos adotarem a Cordial/Casa do Coraçãozinho como instituição beneficiada na campanha da Sefaz, contribuindo com a melhoria dos serviços da Casa. “A campanha NFC foi de suma importância para viabilizar esse cantinho, compramos os móveis e equipamentos para o quarto por meio desse prêmio”, disse o coordenador. 

A instituição

A Casa do Coraçãozinho oferece atendimento completo para crianças e adolescentes com suspeita de cardiopatia congênita, com acompanhamento garantido até a vida adulta. Inaugurada em 2016, é considerada o Centro de Referência em cardiopatia congênita de Alagoas vinculada ao SUS.

A instituição conta com uma estrutura composta por consultórios médicos, brinquedoteca, área de treinamento para pediatras e cardiopediatras. Também possui um auditório para programas de educação continuada em medicina, destinados aos profissionais do Hospital, além do novo espaço dentro da Casa: o Cantinho da Família que acolhe as famílias interioranas de Alagoas, proporcionando um lugar confortável próximo ao paciente. 

Texto e fotos: Kamilla Abely

2 de março de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *