24 de janeiro de 2020

Capacitação para Cuidadores de Idosos finalizou nesta quinta-feira (23)

Terceira turma concluiu o ciclo de aulas para formação dos colaboradores das ILPIs de Alagoas

Após sete meses de campanhas semanais em 22 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de todo o território alagoano, a equipe do Projeto Cuidar percebeu constantemente a falta de formação de boa parte dos cuidadores que nelas atuavam. Para reverter esse quadro, a equipe da iniciativa da Fundação Cordial planejou aulas que abordassem o dia a dia desses trabalhadores e maneiras de melhorar a assistência prestada. Nesta última quinta-feira (23), deu-se a conclusão da terceira e última turma do Módulo II da Capacitação para Cuidadores de Idosos das ILPIs.

Durante três semanas seguidas, a equipe do Cuidar uniu-se para partilhar os conhecimentos que buscam otimizar e tornar mais eficaz o trabalho dos cuidadores, tendo cuidado também com a saúde dos mesmos. Dentre os assuntos abordados nos três dias de curso para cada turma, estavam a estimulação cognitiva, principais síndromes geriátricas, hidratação e nutrição dos idosos, arte e musicoterapia, a importância dos vínculos familiares, dentre outros.

No encerramento das aulas da terceira turma, a coordenadora do projeto, Ana Cláudia de Jesus, desejou aos alunos que eles transmitam o conhecimento adquirido com os colegas que não puderam participar do curso, envolvendo toda a equipe da instituição na qual atuam, para que a assistência dada aos idosos seja efetiva e promovida por todos que trabalham nas ILPIs.

“Que vocês levem essa semente de aprendizado que vocês adquiriram aqui e multipliquem isso nas instituições que vocês trabalham. É esse o objetivo do projeto: levar conhecimento para que haja uma melhoria da assistência que vocês prestam e que vocês nunca esqueçam que vocês são as peças fundamentais de cada ILPI que vocês estão aqui representando. Sem vocês essas instituições não são nada, então a qualidade do serviço que vocês oferecem é o que vai fazer diferença para cada pessoa idosa que está ali”, afirmou a coordenadora após a entrega dos certificados.

Após o pronunciamento de Ana Cláudia, a cuidadora da ILPI Mãe das Graças, Ednice Pimentel agradeceu aos profissionais do Cuidar pela oferta da capacitação. “Para mim [a participação no curso] foi muito satisfatória, muito proveitoso. A gente só tem que agradecer e espero que esse projeto nunca acabe. O que a gente aprendeu aqui vai ser aplicado lá na ILPI, vou reunir minha equipe para aplicarmos o que foi aprendido. O que a gente conheceu aqui, nós vamos plantar lá”, falou Ednice.

24 de janeiro de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *