28 de dezembro de 2019

Projeto Cuidar realiza formações para cuidadores de idosos em janeiro

Duas turmas ainda têm vagas disponíveis e interessados devem realizar sua inscrição o quanto antes para garantir sua participação

As atividades do Projeto Cuidar continuam movimentando as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) alagoanas. Em janeiro, serão realizadas as aulas do Módulo II da Formação para Cuidadores – cada turma conta com três dias de aulas em período integral e ocorrem em Maceió. O curso é gratuito e os interessados podem escolher entre as duas turmas com vagas disponíveis,  realizando a inscrição até o dia 05 de janeiro, para a primeira turma, e 20 de janeiro para a última.

A primeira turma acontece entre os dias 06 e 08 de janeiro, a matrícula deve ser realizada por meio do endereço eletrônico https://doity.com.br/capacitacao-para-cuidadores-das-ilpis-de-alagoas–modulo-ii-turma-i-66017-20191210114438. Já a segunda, de 13 a 15, está completa. A última turma do ciclo de formações, também com vagas disponíveis, terá o curso ministrado entre os dias 21 e 23 de janeiro; para se inscrever na terceira turma, os candidatos devem acessar o link https://doity.com.br/capacitacao-para-cuidadores-das-ilpis-de-alagoas–modulo-ii-turma-i e cadastrar os dados requeridos para a inscrição.

Segundo a coordenadora do Projeto Cuidar, Ana Cláudia de Jesus, os cursos surgiram de acordo com as necessidades dos cuidadores observadas durante as campanhas nas ILPIs, uma vez que não há exigência de formação para atuar nesta função. Sendo assim, os participantes do projeto elencaram os pontos que precisavam ser trabalhados junto aos colaboradores dos abrigos e, no fim deste ano, três turmas participaram do primeiro módulo da Formação para Cuidadores.

“É muito importante a participação de todos que participaram do primeiro módulo para complementar a formação de forma efetiva, com objetivo na melhoria da assistência à pessoa idosa e na promoção do envelhecimento ativo e saudável. Os dirigentes e os próprios cuidadores mencionaram a falta de oportunidade e oferta dessas capacitações. O Projeto Cuidar oferece essa capacitação sem nenhum custo para a instituição. A programação é intensa e abrangente, com uma carga horária [somando os dois módulos] de 40 horas”, complementa a coordenadora.

Conteúdo programado

Durante os três dias de curso serão abordados 16 temas referentes aos idosos, são eles: Introdução à AGA e principais síndromes geriátricas, Quedas e suas consequências, Nutrição e hidratação para a pessoa idosa, Saúde bucal da pessoa idosa, Qualidade de vida na velhice, Importância da reabilitação física do idoso, A importância do cuidador de idosos, Ética profissional do cuidador de idosos, ILPI e exercício físico, Musicoterapia, Oficina de arteterapia, Estimulação cognitiva para idosos, Oficina de cognição/jogos para idosos, A importância da rotina e A importância dos vínculos familiares.

Socialização de conhecimentos

A Assistente Social e atual coordenadora do Lar de Idosos São Vicente de Paulo, Fabiana Costa, participou das aulas do Módulo I. Para ela, a capacitação serviu para, além de aprender com os professores, socializar as realidades das ILPIs presentes. “O curso agregou muitos conhecimentos que podemos aplicar no dia a dia de uma forma mais eficaz, otimizando o trabalho dos cuidadores”, conta.

Por Ana Carolina Lima

28 de dezembro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *