4 de dezembro de 2019

Projeto Cuidar oferta capacitação para 3ª turma de cuidadores das ILPIs

Quarta e última turma participam do módulo 1 acontece próxima semana, em Arapiraca

Dando continuidade às atividades propostas pelo Projeto Cuidar, a equipe passa a ministrar aulas para os profissionais que atuam nas 22 Instituições de Longa Permanência (ILPIs) pelas quais a iniciativa passou neste ano. As aulas da “Capacitação para Cuidadores de ILPIs” para a terceira turma aconteceram segunda e terça-feira (2 e 3) e abrangeu quatro ILPIs de Maceió.

Na penúltima turma do módulo 1, cuidadores e coordenadores do Abrigo São Vicente de Paulo, Francisco de Assis, Deus é amor e Mãe das Graças se reuniram para socializar suas experiências cotidianas e aprender ainda mais sobre cuidados com idosos com a equipe do Cuidar e parceiros. 

Para o primeiro dia, a equipe do Cuidar selecionou a evolução da população idosa, primeiros socorros, cuidados paliativos e finitude para serem abordados, ministrados por Patrícia Ramos, Patrícia Faccio e Thatiany de Moraes. Já no segundo dia, a saúde do idoso – envelhecimento ativo e saudável, estatuto do idoso, violência contra idosos, o papel do cuidador e cuidados básicos foram as temáticas escolhidas para serem trabalhadas ainda no primeiro módulo, por Tenildo Lopes, Polyana Palhares e Patricia Faccio, retornando para dar continuidade aos ensinamentos.

Para a coordenadora do projeto, Ana Cláudia de Jesus, a participação dos profissionais é uma resposta às campanhas já desenvolvidas, demonstrando o interesse de melhorar cada vez mais a atividade que realizam diariamente, buscando, ainda, proporcionar uma vida melhor para os idosos que vivem nas ILPIs de Alagoas.

“Essa resposta dos profissionais só reforça o trabalho que nos propomos a fazer. O resultado vai depender deles, que são a parte fundamental, e da continuidade do trabalho no dia a dia das instituições, promovendo um envelhecimento ativo e saudável”, comenta Ana Cláudia.

Fabiana Costa, assistente social e coordenadora do Abrigo São Vicente de Paulo, diz que a capacitação representa uma oportunidade de compartilhar o conhecimento que eles já têm com a realidade das demais instituições. Bem como o contato com técnicas mais efetivas para aplicação nas atividades corriqueiras das ILPIs. 

“Nós temos o mesmo público, porém as realidades divergem. O curso tem agregado muitos conhecimentos para que a gente possa aplicá-los, no dia a dia, de uma forma mais eficiente e mais eficaz, otimizando nosso trabalho. O Projeto Cuidar tem oportunizado uma visão ampla e diferenciada que nos ajuda a compreender melhor nosso trabalho e como nós podemos contribuir para melhorar a qualidade de vida daqueles que nos foram confiados”, relata a coordenadora do Abrigo São Vicente de Paulo.

4 de dezembro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *