9 de junho de 2017

Coração de Estudante em Jequiá da Praia

Na última sexta-feira(31), o programa Coração de Estudante iniciou as atividades de 2017 no município de Jequiá da Praia, interior de Alagoas. Mais de 600 crianças foram atendidas, em idade escolar de 2 a 6 anos. O atendimento foi realizado na Unidade Básica de Saúde Augusto Celestino Santos, no centro da cidade e contou com a colaboração de médicos, residentes e estudantes de medicina do Hospital do Coração de Alagoas.

O projeto Coração de Estudante é uma iniciativa do Hospital do Coração de Alagoas, Sociedade Beneficente de Alagoas – CORDIAL e da Liga Acadêmica Cardiovascular, que tem como objetivo identificar cardiopatias congênitas nas crianças atendidas, visando tratar precocemente algum problema identificado.

Além das consultas, o projeto leva conhecimento com palestras sobre prevenção de acidentes domésticos e noções básicas de primeiros socorros aos pais e professores. “Um ótimo projeto, pois além do diagnóstico precoce, ele oferece toda assistência médica gratuita para tratamento pelo SUS” afirma Camila Patrícia, moradora da região.

Os estudantes diagnosticados com alguma cardiopatia são encaminhados à Casa do Coraçãozinho, ambulatório da CORDIAL/ Hospital do Coração de Alagoas, onde terão todo acompanhamento pelo SUS, mediante o programa de cardiopediatria do Governo do Estado.

“Com imensa satisfação que eu agradeço ao Hospital do Coração de Alagoas e a CORDIAL, por esse lindo projeto que beneficiou os pequenos corações jequiaenses. Fico grata por essa parceria que trouxe saúde e informação a comunidade de Jequiá”, ressalta a prefeita Jeannyne Beltão.

Cardiopatia congênita

É uma anomalia na formação do coração da criança ainda no útero, podendo ser diagnosticado do nascimento até os 05 anos de idade.

Quanto mais cedo for identificado há mais chances de ter uma recuperação com sucesso.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 23 mil crianças nascem com enfermidades cardíacas e 80% precisam fazer algum tipo de cirurgia durante o desenvolvimento.

9 de junho de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *