Uma história de profissionalismo e competência

Com a missão de oferecer atendimento humanizado com responsabilidade social, aliando uma infraestrutura diferenciada à assistência médico-hospitalar de qualidade, associado ao ensino e a pesquisa científica, o Hospital do Coração teve sua sede estabelecida em Maceió, no dia 27 de setembro de 2007. Idealizado por 22 sócios, há 10 anos, o Hospital do Coração é referência em Alagoas no atendimento cardiológico especializado e humanizado, além de ser considerada a melhor empresa para se trabalhar em Alagoas.

O Hospital do Coração é uma evolução do serviço de cardiologia que iniciou no Hospital Memorial Arthur Ramos, mediante a necessidade de se ter em Alagoas uma estrutura especializada e dedicada exclusivamente ao cuidado do coração. Em apenas dois anos de sua fundação, o Hospital já disponibilizava aos seus clientes diversas atividades e serviços diferenciados, como a operação de hemodinâmica, a ampliação da clínica de hemodiálise (UNIRIM), UTI coronariana, atividades da Emergência e o funcionamento do setor de internação na Unidade I.

Em 2010, a proposta de um serviço de qualidade e a responsabilidade com o bem-estar de seus clientes continuaram sendo uma das premissa do hospital, motivando a inauguração de mais uma unidade de internação – a unidade 2, com 10 novos leitos, junto com a mudança da administração para o prédio anexo. Pouco tempo depois, houve a ampliação da UTI, de nove para doze leitos.

Sempre com o intuito de acolher e oferecer um profissionalismo de excelência, o Hospital do Coração de Alagoas continuou sua expansão ampliando entre os anos 2012 e 2014 suas unidades de internação, totalizando 33 leitos em todo o Hospital. Além disso, implantou o Centro de Pesquisas Clínicas (CPC) e o Centro de Diagnóstico.
Comprometidos com a responsabilidade social e visando ampliar os serviços cardiológicos de qualidade a toda comunidade, sem distinção de classe, no mesmo momento da idealização do Hospital do Coração, criou-se a Fundação Cordial, uma iniciativa do Hospital junto ao Dr. Hemerson Casado Gama.

No ano de 2015, um convite do Governo do Estado mudou a rotina do Hospital do Coração. A Fundação Cardiovasculares de Alagoas – CORDIAL, firmou uma parceria com a Secretária Estadual de Saúde, e o Hospital assumiu a responsabilidade de cuidar dos pequenos corações de Alagoas diagnosticados com cardiopatia congênita. Com isso, nossos profissionais foram capacitados para cuidar dos pequenos corações, e uma nova sala cirúrgica foi construída para suprir as demandas do Hospital.

Em 2017, ampliamos nosso Centro de Pesquisas Clínicas com a parceria com o Centro Universitário CESMAC, implantamos os setores de Qualidade, responsável pela segurança do paciente, e o setor de Centro de Estudos. O hospital continua crescendo, e atualmente está passando por uma ampliação que irá dobrar a quantidade de leitos e trazer novos serviços, como diagnóstico por imagem, centro médico e uma estrutura mais ampla e confortável.