Fundação Cardiovascular de Alagoas – CORDIAL
Prepare o seu coração para a história que vamos contar

A Fundação Cardiovascular de Alagoas – Cordial, fundada em 02 de maio de 2007, é uma associação sem fins lucrativos, com sede na Avenida Aryosvaldo Pereira Cintra 193, Gruta de Lourdes, cidade de Maceió, Alagoas e com ação em todo território nacional. Seu surgimento se deu da angustia e preocupação de médicos cardiologistas alagoanos e outros profissionais da saúde preocupados com os indicadores de morbidade e mortalidade por doenças do coração, as cardiopatias, que estavam vitimando o cidadão alagoano em condições de vulnerabilidade social, incluindo as crianças com cardiopatia congênita. Não havia estrutura nem equipe adequados para tratar, em tempo hábil, uma emergência cardíaca. Nos casos de cardiopatias congênitas, as famílias tinham que procurar ajuda em outros estados, pois em Alagoas não havia tratamento disponível pelo SUS. Diante dessa falta de recursos, muitas vidas foram perdidas e famílias desestruturadas.

Inconformados com essa realidade, os médicos Dr. Ricardo Cavalcanti, vice-presidente da Cordial, e Dr. Hemerson Casado, renomado cirurgião cardíaco, munidos de empatia, altruísmo e coragem, uniram forças para fazer a diferença na saúde em Alagoas, com projetos que viriam a salvar muitas vidas no estado, dando uma segunda chance aos pacientes cardíacos.

Desde a sua fundação, a Cordial vem trabalhando com seriedade e afinco para a ampliação de programas ligados à saúde e qualidade de vida. A partir de 2015, com a junção de pensamentos, ações, pessoas e a parceria com o Governo do Estado, foi possível colocar em prática as linhas de cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio e da Cardiopatia Congênita. Configurando uma estrutura para oferecer aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) assistência de excelência nessas linhas de cuidado.

A Fundação Cordial executa projetos na área educacional, científica e assistencial, com apoio de médicos, voluntários e parceiros que lutam pela causa, sem nenhum fim lucrativo, com o objetivo de prestar um atendimento mais eficiente, ágil e humanizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em exponente crescimento, a Cordial é reconhecida no estado por sua excelência técnica e credibilidade no desenvolvimento do seus programas e projetos que tem como essência o respeito à vida, assistência humanizada e inovação.

Com um horizonte de possibilidades e muito a contribuir com a saúde pública do Brasil em especial a do Estado de Alagoas, o corpo técnico e clínico da Cordial, segue em evolução das suas atividades imbuídos sempre dos princípios e valores éticos que devem nortear a nossa sociedade.