21 de novembro de 2019

Projeto Cuidar, da Fundação Cordial, incentiva o respeito e autonomia à idosos alagoanos

Em 22 campanhas, equipe promoveu intervenções em Instituições de Longa Permanência de Idosos, atendendo mais de 580 residentes

No dia 23 de setembro, o Projeto Cuidar, da Fundação Cordial, finalizou as visitas às Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) neste ano. Desde março deste ano, 591 idosos, em 22 ILPIs, receberam a equipe composta com profissionais da saúde, assistente social e educadores físicos. O cronograma, que tinha término previsto para este mês, foi prorrogado até o início de fevereiro de 2020.

Com proposta para a promoção do cuidado, respeito e autonomia dos idosos alagoanos, a iniciativa da Fundação Cordial segue com as atividades: realizando formações com turmas de cuidadores das ILPIs e os grupos de convivência familiar, buscando fortalecer o laço idoso-família.

Durante os sete meses de atividades, financiadas pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos,  os participantes da iniciativa passaram por 11 cidades diferentes – abrangendo ILPIs no sertão, agreste, zona da mata e a capital de Alagoas.

Com o lema “Reconhecer, respeitar e proteger a dignidade da pessoa idosa”, o projeto buscou incentivar o envelhecimento saudável e ativo dos idosos nas ILPIs por onde passou. Para isso, eram realizadas atividades físicas com intuito de estimular a realização de atividades simples, como o pentear dos cabelos, sem necessidade de auxílio dos funcionários do local. Estes, eram contemplados com capacitações com tema solicitado por eles, sobre algo que os mesmos acreditam necessitar melhorias no funcionamento da ILPI.

Segundo Ana Cláudia de Jesus, coordenadora do Cuidar, o intuito do projeto é a plantação de uma semente em todos os locais por onde passou. A realização dos exercícios, a prática de atividades lúdicas para ocupar o tempo e a mente, bem como o incentivo à socialização entre os residentes devem acontecer frequentemente para o resultado contínuo e efetivo.

“A ação inicia com a apresentação do projeto, seguida das avaliações e, posteriormente, as intervenções baseadas nas avaliações realizadas pela equipe. O que percebemos é que eles são muito ociosos, faltam atividades que preencham o tempo, que estimulem a mobilidade. Ao final, sempre tentamos juntar a equipe da instituição e fazemos uma devolutiva com sugestões de atividades para que sejam continuadas. O projeto traz uma semente que precisa ser cultivada para que ela venha germinar”, conta a coordenadora.

Capacitações

As capacitações com os trabalhadores das ILPIs ultrapassam seus muros. O Cuidar propõe ainda a realização de capacitações com os cuidadores em pólos, onde os temas escolhidos são socializados entre os colaboradores e trabalhados com maior profundidade, abordando ainda assuntos que não puderam, por conta do tempo, serem tratados.

Já participaram das capacitações fora das ILPIs, 44 cuidadores em duas turmas de 16 horas cada. O aproveitamento foi tamanho que eles pediram ainda mais horas para que possam explorar temáticas voltadas para os idosos e a melhor execução das atividades que desempenham.

A abrangência

Em todo o território alagoano, foram identificadas 25 Instituições de Longa Permanência, nas quais foram apresentados os objetivos desejados e feito o convite de participação. Destas, uma fugia do público alvo e outras duas não aceitaram o convite. Sendo assim, dos locais atendidos, 12 estão localizados no município de Maceió. Os demais, estão situados em 11 cidades que vão do sertão à zona da mata.

A iniciativa da Fundação Cordial é fundamentada em cinco metas: produção e disseminação de conhecimento, realização de palestras para representantes das ILPIs atendidas, visitação às 22 ILPIs, promoção de capacitações externas para os cuidadores que nelas atuam e criação de um grupo de convivência dos familiares dos idosos residentes nas ILPIs.

Grupo de familiares

A meta do grupo de convivência foi atingida – a assistente social, Iara Pequeno, e a psicóloga da equipe, Thatiany de Moraes, participam de reuniões com as famílias dos idosos das ILPIs. O objetivo é fazer com que eles entendam a importância do convívio e o fortalecimento do vínculo com os idosos. Em cada reunião, é levado um profissional da saúde para repassar informações importantes e realizar dinâmicas com os presentes.

21 de novembro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *