1 de novembro de 2019

Presidente da Fundação Cordial participa de formação sobre a 1ª infância

Evento da Unicef visa capacitar profissionais da educação e saúde para a melhora dos índices em saúde de crianças de 0 a 5 anos

Reforçando sua luta contra a mortalidade infantil e materna, travada ainda no início dos anos 2000, o Presidente da Fundação Cordial, Dr. Cláudio Soriano, participou na última quarta-feira(30) do 5º Ciclo de Capacitação Unicef, com foco na saúde da primeira infância. Uma manhã de conhecimentos que aprimoram o trabalho que o pediatra desenvolve na Cordial.

A formação teve como objetivo fomentar o debate em torno de formas para melhorar os indicadores em saúde nas crianças de 0 a 5 anos de Alagoas. E na ocasião, Dr. Cláudio Soriano partilhou seu conhecimento com o público e reforçou a importância do acesso à informação por parte das famílias, ainda no período gestacional – enfatizando que os pais também devem participar desse momento -, e da união que precisa ocorrer entre os órgãos públicos da saúde e da educação, de forma a promover uma comunicação eficiente e trabalho conjunto para a melhora dos indicadores.

“Desde o surgimento da Unicef com atuação no semiárido, com a redução da mortalidade infantil, de doenças infecciosas, da violência e a melhora dos indicadores, não só da saúde como também da educação. [O que eles fazem é] uma atuação junto as competências familiares, ou seja, fazer com que a família tenha o foco na criança e cuidado precoce, em especial na questão da primeira infância. São ações importantes que nós da Cordial apoiamos e somos parceiros importantes”, relatou.

Referência local

De acordo com Jane Santos, Especialista em Saúde e HIV no Semi-árido da Unicef, a parceria e presença do Dr. Cláudio nos eventos realizados pela Unicef é antiga. O trabalho firmado ainda no início dos anos 2000 fez com que o Presidente da Cordial se tornasse referência profissional e acadêmica no Estado, realizando pesquisas e palestras sobre o tema.

“O trabalho do Cláudio é muito próximo do que realizamos. Ele sempre foi muito ativo no combate à mortalidade infantil e na área de promoção dos direitos da primeira infância e desenvolvimento infantil. Por conta disso, ele é nossa referência em Alagoas e a representação de diferentes instituições como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Sociedade Alagoana de Pediatria e a Fundação Cordial”, comentou a especialista.

Parceria confirmada

Ainda segundo Santos, a parceria entre a Unicef e a Fundação Cordial será formalizada com a assinatura do Termo de Cooperação na Promoção dos Direitos da Primeira Infância. A confirmação da colaboração acontece na Semana do Bebê, em novembro deste ano.

1 de novembro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *