17 de outubro de 2019

Projeto Cuidar visita a Casa do Pobre em penúltima campanha do ano

Ação contou com a realização de exercícios com os idosos e capacitação com os funcionários do local

Em sua penúltima edição, o Projeto Cuidar finalizou suas atividades em Maceió nesta última quarta-feira (16). A Casa do Pobre recebeu a equipe de profissionais da Fundação Cordial para que seus residentes participassem de atividades físicas e lúdicas, proporcionando a fuga da rotina e a possibilidade de incentivar a realização de tais exercícios no dia a dia da Casa.

Segundo Ana Cláudia Barros, coordenadora do projeto, as intervenções realizadas buscam desenvolver maior independência nos idosos. A coordenadora disse ainda que o objetivo do Cuidar é plantar uma semente nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) – a partir desta semente, os funcionários do local devem dar continuidade nessa promoção da independência diariamente.

“A gente tenta sempre se adequar para não tirar muito eles da rotina. As intervenções podem parecer uma coisa muito simples, mas que tem um resultado muito bom para a mobilidade. O que a gente percebe é que eles são muito ociosos, falta atividade que preencha o tempo, que estimule a mobilidade, a independência do idoso. O projeto traz essa proposta de estimular essa atividade, de ocupar o tempo”, relatou Ana Cláudia.

Selma Ferreira, coordenadora da Casa do Pobre, afirmou que receber a ação do Projeto é gratificante. “Recebi o convite do projeto e foi com imensa alegria que aceitamos. O Cuidar é um projeto muito bom que nos deu a graça de desenvolver mais nosso trabalho aqui, tanto com os idosos com os cuidadores e a enfermeira. Só tenho a agradecer por virem desenvolver as atividades com tanto amor e carinho”, comentou a coordenadora da ILPI.

Projeto Cuidar – Atuando em ILPIs em todo o território alagoano, a iniciativa já atendeu 21 instituições, plantando a semente que busca melhorar o trabalho realizado por elas. A dinâmica das atividades consiste na apresentação do projeto, seguida de avaliações individuais dos idosos e a realização de intervenções baseadas nas avaliações; a ação finaliza com um lanche e o resumo do que foi realizado, onde a equipe explica a importância de cada uma das intervenções. Na próxima quarta-feira (23), o Projeto Cuidar finaliza suas atividades em Olho D’Água das Flores.

17 de outubro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *